Trabalhar num contexto de pandemia | Coronavírus: dicas para manter a sua organização produtiva

Desde eventos cancelados a processos logísticos alterados, não há componente da economia global que esteja imune à disseminação do COVID-19.

Certamente cada um de nós deseja que o coronavírus não se torne no que se está a tornar, mas a realidade é que as empresas estão já a aplicar planos de contingência de modo a evitar perturbações sérias nas suas operações.

A tendência de trabalhar à distância está a ter um impulso exponencial, à medida que as empresas se digitalizam e mais pessoas evitam as reuniões presenciais.

A prática de trabalho fora do local de trabalho formal ou o remote working estão a ganhar popularidade, facilitada por toda uma série de ferramentas digitais, desde conferências na Web, e-mail a aplicativos de colaboração móvel e plataformas de eventos virtuais.

Apresentamos as principais abordagens e ferramentas para aproveitar ao máximo o trabalho remoto.

4 estratégias para facilitar o trabalho remoto

1: Crie uma base segura e eficaz para o acesso digital remoto

Fornecer acesso seguro aos recursos de TI da empresa e à própria Internet. Isso requer atenção a todas as partes da tecnologia implementada, desde o acesso à Internet em si próprio até o fornecimento de meios seguros para alcançar e interagir com redes corporativas, dados, canais de comunicação e aplicativos.

2: Proporcionar aceso a ferramentas de produtividade, de negócio e de comunicação/colaboração

Hoje, os negócios envolvem trabalho de equipa usando instrumentos de conhecimento partilhado, incluindo documentos, arquivos, relatórios, “exels”, media e dados estruturados e não estruturados. Alguns constam dos pacotes usuais de produtividade do escritório, como Microsoft Office365 e Google G Suite, intranet corporativa, sistemas de RH, CRM, ERP e inúmeros outros sistemas.

Garantir que tudo isso funcione bem via acesso remoto pode ser resolvido parcialmente com áreas de trabalho remotas. Em geral, prefira soluções na cloud, pois funcionarão com os navegadores mais comuns e, principalmente, permitirão o acesso a aplicativos móveis.

Fator Critico de Sucesso – Dê o passo extra na direção da Colaboração remota

Em geral conseguimos utilizar as aplicações de negócio, de forma remota de modo que sejam as mesmas que utilizamos no dia a dia no escritório. Isso contrasta fortemente com o outro lado da equação: ferramentas de comunicação e colaboração.Devido à sua natureza inerentemente isolada, o trabalho remoto depende muito mais de comunicações digitais e, especialmente, de ferramentas modernas de colaboração, como chat em grupo (Slack, Microsoft Teams, Workplace by Facebook, etc.), redes sociais corporativas (Igloo, LumApps, SAP Jam, etc.), soluções de comunicação unificada / mensagens instantâneas, além de ferramentas de negócios como email, telefone e ferramentas de conferência / conferência na web, como GoToMeeting e Zoom.

3: Desenvolver competências de trabalho remoto

A realidade é que é completamente diferente trabalhar remotamente. Há uma perda de momentos de socialização e experiências inesperadas com colegas. Todas as pessoas são menos visíveis e exige muita colaboração, pois é mais difícil conectar-se com colegas de trabalho, mesmo com todas as ferramentas digitais disponíveis.

Muitas ferramentas de colaboração são demasiado genéricas e não adaptadas a assegurar que um processo de trabalho é coordenado numa equipa grande e distribuída.

4: Cultive uma cultura e mindset de trabalho remoto

Ir para além do indivíduo ajuda a preparar a organização a criar um ambiente mais eficaz para o trabalho remoto. Especialmente porque as ferramentas digitais são essenciais para permitir o trabalho remoto, é importante entender o quanto eles mudam não apenas as habilidades e hábitos digitais individuais, mas como essas ferramentas digitais mudam e melhoram a cultura da própria organização. Ou, mais precisamente, o que é possível digitalmente e como as organizações pensam e trabalham naturalmente co-evoluem juntas.

Façamos deste Coronavirus um impulsionador de novas formas de trabalho, com foco e propósito! Façamos deste um momento na história que passou e do qual saímos mais fortes, ágeis e focados!

Baseado em Working in “Working in a coronavirus world: Strategies and tools for staying productive”, www.zdnet.com

2020-03-16T10:29:31+00:00 Segunda-feira, 16 de Março, 2020|