Evolução do IT em Portugal

Sabia que Portugal é considerado cada vez mais o “IT Hub da Europa”?

Em Portugal, o setor do IT é dos que tem vindo a crescer nos últimos tempos e por isso, várias multinacionais decidiram criar novos Centros de Excelência no contexto Digital e de IT em Portugal.

Este foco na transformação digital traduz-se no aumento da procura de perfis tecnológicos e a tendência irá manter-se nos próximos anos. Os profissionais de IT são cada vez mais requisitados, não só por empresas especializadas na área. A procura de perfis de IT é crescente em setores como retail, logística, energia, telecomunicações e finanças.

Neste momento, as funções mais solicitadas incluem, Integration Engineer, Software Developer, Mobile Developer, IT Architect, Cloud Engineer, Consultor BI e Security Consultant. Em empresas multinacionais ou startups, existe uma tendência na procura de novos perfis relacionados com as áreas de AI, Big Data e Robótica.

A realidade do emprego na área de IT em Portugal é marcada pela procura destes profissionais ser superior à oferta de talento disponível. Dados do Relatório sobre Emprego e Formação (2017) mostram que menos de 6% dos portugueses trabalham em tecnologia.

Segundo o estudo da Psicotec realizado no 1º semestre deste ano de 2018, os profissionais de IT valorizam características organizacionais como work life balance e autonomia, enquanto a nível da função são mais valorizados fatores como a integração em equipas multidisciplinares e o desenvolvimento de novas skills e tecnologias.

Perante as adversidades apresentadas, como podem as empresas superar os desafios num dos setores mais dinâmicos em Portugal? A Psicotec propõe-se a ajudar.

Para saber mais sobre Hub de Recrutamento Especializado de IT: http://www.psicotec.com/ithub/

2019-07-11T10:42:10+00:00 Quinta-feira, 11 de Julho, 2019|