5 Tendências de Recrutamento que farão a diferença em 2018

Tudo muda, nada permanece.

Esta frase de Heráclito parece mais atual que nunca. O mercado laboral está em constante mudança e cada vez são mais as organizações conscientes da importância das Pessoas que as integram. Uma boa gestão de equipas junto com a otimização das cargas de trabalho permitirá aproveitar ao máximo as capacidades internas, permitindo aumentar a produtividade e os lucros.

Por isso, com o inicio de um novo ano torna-se interessante antecipar-nos e considerar as 5 principais tendências do Recrutamento e Seleção para 2018.

Iremos ajudar a tirar o máximo de rendimento à sua estratégia de Recrutamento.

1.O Talento é a chave

Aptidão + Atitude + Conhecimento. A somas de três variáveis que nos permitirão impulsionar o desempenho e a produtividade da organização. Devemos concentrar-nos na aquisição de talento externo e na retenção de talento interno. Não é suficiente manter o que se é e se tem. Cada vez mais temos que pensar no futuro. Que teremos que conseguir ser? Que perfis necessitaremos para consegui-lo?

Dica: Uma correta identificação e gestão do talento pode converter-se numa excelente vantagem competitiva.

2.Competências e valores – A Alma da Seleção

Os conhecimentos e a experiência dos candidatos são a base da Seleção. Mas, além disso, são as competências e os valores que diferenciam as pessoas. A cultura organizacional, constituída por estes últimos, é uma realidade na qual os trabalhadores se desenvolvem no seu dia-a-dia e que configura, em maior ou menor medida, a sua identificação com os objetivos corporativos. É imprescindível conhecer a forma de ser, pensar, atuar e sentir dos nossos colaboradores se procuramos a ótima adequação pessoa-função- empresa.

Dica: Quanto melhor esta adequação, maior será o compromisso da pessoa na organização.

3.“Flexi Recrutamento”

O Recrutamento deve ser flexível e procurar em todo o momento a solução mais adequada para a necessidade da organização. Perfis diferentes, meios exclusivos, agilidade e diversidade geracional. O responsável de recrutamento de hoje deve ser capaz de adaptar-se e alterar todo o tipo de perfis e modelos de contratação de modo a dar resposta às necessidades de talento que surgem no dia-a-dia da atividade.

Dica: Preste especial atenção ao Recrutamento por Projeto, aos Young Talent e aos Job Hoppers.

4.Não pode faltar… Transformação digital dos teus processos

Efetivamente, a tendência por excelência de 2017 permanecerá como essencial este ano. Por muito boa que seja a sua gestão de Recursos Humanos, sem ferramentas e processos de última geração e adequados às suas necessidades concretas ficará para trás. Vale a pena um pequeno investimento inicial que trará, com certeza, benefícios mais tarde.

Dica: Mantenha-se a par das tecnologias Big data, Pegada Digital, HR Analytics, HR …

5.O futuro que se aproxima – O Talento ou será digital ou não será

Pode parecer radical, mas toda a revolução o é. O contexto digital veio para ficar e afeta todas as esferas da nossa vida. As gerações que começarem a integrar o mercado de trabalho têm algo em comum: são nativos digitais. Estamos preparados para integrar este tipo de Talento? Sabemos onde encontrá-lo ou como atraí-lo? É chegado o momento de apostar pelo Futuro do Recrutamento.

Dica: Confie num bom parceiro para o ajudar a identificar e atrair o Talento mais adequado para a sua organização.

Descubra aqui as Soluções de atração e seleção da Psicotec.

—————————————————————————————-

A Psicotec é uma consultora multinacional especializada em Recursos Humanos que oferece soluções integradas no âmbito do talento e da gestão de pessoas.

O nosso objetivo é prestar um serviço único e de qualidade que ajude as empresas a melhorar os seus resultados de negócio através da gestão de talento. A nossa paixão são as pessoas e, com elas, convertemos os seus desafios atuais nos êxitos de amanhã.

2018-09-21T12:24:53+00:00 Quarta-feira, 31 de Janeiro, 2018|